O que é âmbar ?
É uma resina vegetal encontrada principalmente na região dos Bálticos (de onde vem as pedras do colar). Onde se encontra o ácido succínico que tem propriedades químicas que fortalecem o sistema imunológico, estimula o sistema nervoso,é considerado analgésico e anti-inflamatório.
Como age ?
Quanto o colar entra em contato com a pele se aquece e liberá as propriedades medicinais em quantidade pequena, auxilia na fase do nascimento dos dentes, nas dores e inchaço ou febre.
É seguro ?
A Associação Brasileira de Odontopediatria não recomenda o colar na fase da dentição “Não indicamos por causa do risco de asfixia. Se a criança usa, os pais têm que vigiar o tempo todo, o que não é possível na prática”, defende Paulo Cesar Rédua, presidente da associação. A ONG Criança Segura também é contra. “Não se recomenda nenhum tipo de colar ou cordão em bebês. Entendo o objetivo, mas é melhor buscar outras alternativas. Durante toda a fase de brincadeira da criança, não é legal ter cordão em nada, nem na roupa”, orienta Alessandra Françoia, coordenadora da ONG.
Teste de autenticidade
1 Coloque uma ou duas gotas de acetona ou álcool em uma das contas do colar. Se ficar viscosa, pegajosa ou alterar a cor, não é âmbar.
2 Misture uma parte de sal com duas de água e dissolva. Coloque uma peça de âmbar: se boiar, é autêntica.
3 O âmbar é morno ao toque, bem diferente das imitações de vidro, que são sempre mais frias que a sua pele.
Fique atento, pois existem imitações de copal ou plástico
Fique atento, pois existem imitações de copal ou plástico
Medidas de segurança:
Verificar se a um no a cada pedrinha, para caso arebente o fio caia somente uma pedrinha, diminuindo os riscos.
Ter de 33 a 36 cm para que não haja risco de ficar aperdado
Retirar para dar banho e para dormir
Se decidir usar durante o sono opte por dar duas voltas e colocar no tornozelo.
Feicho seguro sem risco do bebe abrir
Preço ?
Pode variar de 65 há 90 reais dependendo do tipo e âmbar.
Em qual idade começar usar ?
Não tem restrição de idade os pais podem optar por quando se sentirem confiantes, porem seguindo as orientações que foram passadas.
Ciência X Crença Popular
Cientistas não comprovam nenhuma eficácia no uso do colar para alivio de dores.
“Não há nenhuma pesquisa que mostre que ele funcione, o que existem são experiências pessoais. É um método natural sem comprovação científica”, explica Moisés Chencinski.
“É preciso ter muito cuidado com terapias de aventura, principalmente quando envolvem o uso de acessórios como colares, que podem se prender a objetos e apertar o pescoço da criança ou até mesmo arrebentar, trazendo o risco dos pequenos engolirem as peças”, alerta.
Os pais que usam o colar em seus filhos sabem que não há comprovação por parte da ciência – mas garantem que ele funciona! Nitiananda Fuganti, educadora perinatal e responsável pela Casa Mãe, em Curitiba (PR)
Referencias:
COLAR AMBAR BALTICO - CURITIBA - PARANA - Colares de ambar baltico para bebes, promete diminuir as dores no crescimento dos dentes e melhoras no sono. FOTO: Felipe Rosa / Tribuna do Parana - AGP| TRIBUNA DO PARANA
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/colar-de-ambar-baltico-tem-efeito-medicinal-mito-ou-verdade/
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.